quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sobre meninos palestinos



O desespero de Khaled

Khaled, de cinco anos de idade, desespera-se ao assistir o pai ser violentamente levado por soldados israelenses.
Fadel é acusado, junto com outros agricultores, de desviar água de canos que abastecem um assentamento judeu na Cisjordânia.
Os palestinos afirmam ter documentos com a permissão de autoridades palestinas para usar a água e que pagam por ela todos os meses.
Gritando e chorando, o pequeno Khaled tenta chegar a seu pai e implora aos soldados que não o levem. Tudo em vão: é afastado mecanicamente, como um pacote flácido, e vê o carro afastar-se com seu pai dentro dele...



O Coração de Ahmed

O filme "Heart of Jenin" (Coração de Jenin), de 2008, é baseado na história de Ahmed Khatib, de 11 anos, e seu pai, Ismael.
Ahmed foi morto em Jenin, por tropas israelenses, quando brincava na rua com seus amigos.
Segundo a versão oficial de Israel, Ahmed portava uma arma de brinquedo que foi confundida pelos soldados com uma de verdade.
No entanto, nenhuma arma (nem de verdade nem de brinquedo) foi encontrada quando foi morto pelos soldados israelenses.
O pai de Ahmed, Ismael, resolveu doar os orgãos de Ahmed a seis israelenses, entre eles árabes e judeus, afirmando que "a vida é a coisa mais importante".
O gesto dramático do pai do menino morto comoveu o cineasta Marcus Vetter e o levou a fazer o filme, no qual acompanhou Ismael Khatib em visitas aos israelenses que receberam os órgãos de Ahmed.
*

Nenhum comentário: