quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quando o mundo fica cinza


Quando alguém disser que o mundo lhe parece cinza, pode não ser uma metáfora...

Pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, analisaram as respostas elétricas da retina (é através dela que os sinais luminosos são transformados em impulsos elétricos enviados ao cérebro) de pessoas deprimidas e outras em estado normal, e verificaram que a depressão dilui o contraste entre o branco e o preto, por isso o mundo torna-se literalmente cinza para o deprimido.

Interessante que frases como “parece que tudo perdeu a cor” ou “todos os dias são cinzentos agora” são bastante utilizadas por quem sofre desse mal e tenta descrever sua percepção do mundo nessa condição. E você achando que seu amigo é fresco, ou que sua mulher é muito dramática, sem saber que há uma explicação científica para (quase) tudo nessa vida....
*

quarta-feira, 21 de julho de 2010


“Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, reprodução imperfeita de fatos exteriores, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão...A voz dela me chega aos ouvidos. Não, não é aos ouvidos. Também já não a vejo com os olhos.”


Graciliano Ramos em São Bernardo
*